quarta-feira, 17 de junho de 2009

Patinhos, nudez, índios, padres, políticos e a água


Em tempos de racionamento em Bagé, com esta foto do chafariz da Praça Silveira Martins, a capa do Jornal Minuano desta quarta-feira, 17 de junho, questiona: “Água Fora?”.

A matéria trata de esclarecer que não há desperdício, já que “o sistema de funcionamento dos chafarizes aproveita a água de seu lago e a devolve”, conforme o texto do diário bageense.

Até aí tudo jóia! O problema é que inventamos de imitar os índios em muitas coisas. Daqui a pouco, bem pouquinho, a galerinha do mal vai estar lá, de sunga (ou sem ela), toalha, sabonete e patinho para tomar o seu banho diário.

Já pensou? Todo mundo peladão, que nem aqueles centenários anjinhos obscenos dos chafarizes. E o pior, em frente a uma igreja! Frei Álvaro não vai gostar nadinha, pessoal!

Confesso que até eu entrava na fila do banho. Aqui em casa a água acaba muito antes das 15 horas, como prometido nas propagandas do Daeb (Departamento de Água e Esgotos de Bagé). Lavagem corporal só nas primeiras e geladíssimas horas da manhã.

Enquanto isso, o dinheiro da nova barragem Arvorezinha continua parado. Segundo Dudu, prefeito de Bagé, a Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, já garantiu em ato público que a obra está incluída no Pac (Programa de Aceleração do Crescimento).

Ora, se a saliva da Dilma me banhasse eu ficava bem feliz até. E vamos combinar que o banho é secundário - ainda tem a comida para ser feita!

É preciso acelerar o processo das licenças exigidas para o início da barragem. É preciso que os figurões bageenses tenham força política para que a obra seja, de fato, prioridade.

Já ia me esquecendo. A igreja citada fica ao lado do prédio da prefeitura. Um protesto com gente pelada chama a atenção, hein! Ia ser lindo ver o povão gritando em frente à casa do Executivo: “Ei, Dudu, vai tomar um banho!”, no chafariz, é claro.

Está na hora dos políticos resolverem o problema da água na Rainha da Fronteira. Ou, em breve, viveremos em uma praia de nudismo, banhada pelo arroio Bagé.

Foto: Bosco (Jornal Minuano)

A matéria do Jornal Minuano pode ser lida na íntegra em www.jornalminuano.com.br

5 comentários:

  1. Tchê, tu ainda tem sorte que morar perto. Eu só não tomo banho lá porque tá muito frio. O "anjinho" só não sai voando de vergonha ali do meio d'água porque lhe arrancaram as asas. :D

    ResponderExcluir
  2. é Felipe, sugiro que esta cronica seja enviada a algum jornal da cidade ou até mesmo do estado para que seja lido pelo maior número possível de pessoas.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Hilário!

    Muito boa! hahahaha

    Mas o Dudu ainda não vai ter problemas em tomar banho, o dele é rápido, ele não possui cabelos, o brabo serão as mulheres que ainda tem que lavar toda aquela cabeleira!

    Tu já não sofre mais desse problema né?! hahaha

    Abraço mano!

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaa
    Muiiito mas muito bom, meeesmoo
    Bah a parte da Dilma me banhar é ótima
    Quero só ver, se ela lê isso fica tiririca
    ojajaoiajoija

    Vô até lá tomar um banho hoje..\o

    Muito Bom Rosaaa
    Se dá!

    Jéssica

    ResponderExcluir
  5. Felipe..achei muito bem tua reportagem...Realmente se ficarmos só de conversas sobre a barragem nada será feito no sentido do racionamento.
    Parabéns...consegues fazer a costura entre o humor e a realidade de nosso dia a dia.

    ResponderExcluir